lunes, 5 de septiembre de 2011

Flores de fita

 Oi Meninas achei mais um post maravilhoso do superziper com flores de fita, um pap muito bom!
Desculpa que nem falei com vcs mas amei tantos os projetos que vim publicar aqui, rapidinho! :)
Aqui tudo bem, feliz com o fim do inverno e temperaturas mas agradáveis, dias mais lindos, um alivio pra alma mesmo.
Agora vamos ao Pap:


Retirado do http://www.superziper.com/2008/10/diy-flores-de-fita.html

Eu aprendi a fazer este modelo de flor em um curso de ‘Ribbon Flowers’ (flores feitas com fita) na Bea & Evie, loja e ateliê de Tina Giuntini – que aliás, foi tão especial que merece um artigo à parte, com direito a muitas fotos e tudo mais, aguardem!
Assim como a Kanzashi, que a Andrea ensinou aqui no começo desta semana, esta flor pode ser usada no cabelo, mas também vai bem como apliques em roupas e acessórios. Mas chega de papo, vamos por a mão na massa.
Você vai precisar de:
. fitas de tecido*
. linha grossa
. agulha
. tesoura
Materiais - flores de fita Flor de fita {1}
1. Separe os materiais. * Experimente usar fitas de várias larguras, tecidos (cetim, gorgurão, seda) e estampas – você vai conseguir efeitos completamente diferentes!
2. Marque a largura da sua fita em um pedaço de papel. Um tracinho de cada lado é suficiente. Esta vai ser a “medida” padrão.
Flor de fita {2} Flor de fita {3}
3. É hora de cortar a fita no tamanho certo. Vamos usar 5 “medidas”. Use os tracinhos e meça cinco pedacinhos.
4. Dobre a fita ao meio. Você agora vai costurar as duas pontas para prendê-las. É muito importante fazer um ponto firme nas laterais para não descosturar. Costure de uma ponta até a outra usando ponto de alinhavo.
Flor de fita {4} Flor de fita {5}
5. É hora de alinhavar a fita no diâmetro. Costure ligeiramente acima da metade. Dê a volta completa e quando chegar no ponto inicial, deixe intercalar por um ou dois pontos.
6. A parte mais fácil: puxe a linha até a fita franzir!
7. Dê um pontinho no final para prender o franzido.
8. Sua flor está pronta. Agora é só escolher enfeites bonitos para preencher o miolo!
Flores no cachecol
Gostou da técnica mas não sabe o que fazer com as flores? Aqui tem uma idéia do que eu fiz. Prendi, assim bem aleatoriamente, com alfinete no meu novo cachecol. A foto foi tirada hoje – dá para ver que aqui em Londres anda fazendo mais frio do que no Brasil, brrrrrr.
E mais dicas:
. O lugar que você costurar a fita é o ponto que vai definir o tamanho dos “frufrus”. Se você costurar muito perto da ponta, vai ter duas partes muito diferentes. Eu gosto da proporção 40%-60%. Mas vale a pena arriscar. Esta técnica é tão simples que eu sugiro que você faça flores de vários jeitos até achar o modelo que mais gosta.
. Se você usar uma linha de costura fina, vai ter problemas na hora de puxar o franzido se a sua fita for de um tecido grosso, como o gorgurão. Pode arrebentar ou soltar a costura. Seda e outros tecidos finos pedem uma linha mais delicada.
. Sobre a cor da linha, a dica é usar sempre um tom mais escuro do que a base. As linhas claras, quando aparecem, chamam muito a atenção.
. Na sua próxima visita ao armarinho, dê uma atenção especial a seção de fitas! Nesta técnica, as degradês funcionam muito bem: cada “frufru” vai ficar com uma cor diferente.
. Esta técnica também funciona bem com retalhos de tecido. Recicle!


Espero que tenham gostado, beijos!

1 comentario:

  1. As flores são lindas!!!!

    Carolzita, tá rolando o primeiro sorteio do blog. Dá uma passadinha lá. Se puder me ajudar a divulgar, ficarei muito grata.

    bjs!
    www.espacogattena.blogspot.com

    ResponderEliminar